sábado, 25 de abril de 2009

Vou de onibus ou de Audi



Ainda nao vi trem por aqui. Sei que ele existe, mas o meio de transporte publico mais usado eh o onibus. Ja peguei uns 10!

Primeiro, a Gina me levou ate a rua da minha escola (as aulas comecam na segunda), so para eu conhecer o caminho e saber onde descer do onibus. Fomos no Audi dela. Que chique!

Depois, passei a me virar sozinha e, claro, ja cometi uma gafe. Andar de onibus aqui nao eh tao simples como no Japao. Eh dificil como no Brasil!

No Japao, os pontos de onibus tem nome e alem de ter um painel eletronico mostrando qual serah a proxima parada, tem uma mocinha que fala o que estah escrito la. Ou seja, so eh dificil para quem nao le, nem fala japones.

Aqui, mesmo quem fala ingles passa aperto nos primeiros passeios. A gente tem de gravar a "cara" do ponto. De dia, tudo bem, mas a noite, oh ceus! Eh muito dificil! A iluminacao fora do centro eh bem fraquinha (serah que os australianos precisam economizar luz tambem?) e reconhecer as ruas e os pontos de onibus nao eh brincadeira (@_@)

Eu dei sinal beeeem antes do ponto onde eu queria descer. E so percebi quando ja estava na porta. Daih, resolvi confirmar com o motorista e ele disse: "esse bairro ainda esta longe!"

Super simpatico - nao perguntei a nacionalidade dele, mas tudo indica que eh estrangeiro; talvez indonesiano - ele quis saber em qual rua eu iria. O motorista nao conhecia a tal rua, daih pegou aquele radinho do onibus e entrou em contato com a central para saber onde eu deveria descer.

Talvez isso nao seja uma gafe, mas passei a maior vergonha porque todos os passageiros ouviram nao so a nossa conversa, mas tambem a conversa do motorista com a mocinha da central. Todo mundo ficou sabendo que eu havia acabado de chegar, que estava perdida e ainda o nome da rua onde "moro".

Mas o importante eh que cheguei sa e salva! E o simpaticissimo motorista ainda me deu umas dicas para nao errar mais. Adorei!

ps: por enquanto, as fotos publicadas aqui sao do Mr. Google. Ja tirei varias, mas ainda nao encontrei um jeito de usar meu laptop (to usando o da casa), muito menos de baixar as fotos da minha camera.

Um comentário:

  1. oi, adorei as suas materias, eu ja moro no japao a 29 anos e ja estive na australia estudando ingles e graphic design, bom hj tenho um restaurante brasileiro (www.berimbau-jp.com).
    lendo sua materia na australia, me deu ate saudades, pois morei em brisbane, uma cidade maravilhosa, ainda penso em voltar um dia la, bom, se precisa de alguma ajuda aki no japao, pode me escrever para thechef68jp@hotmail.com
    um grande abraco e estarei acompanhando sua materia.

    ResponderExcluir