sexta-feira, 12 de junho de 2009
Pouso de emergência na rota Japão-Austrália
Deu tudo certo, ninguém saiu ferido, mas o susto deve ter sido grande.
Um Airbus da Jet Star, do mesmo modelo do da Air France que caiu no Atlântico dias atrás, teve de fazer um pouso forçado ontem, numa ilha do Pacífico.
O avião ia do Japão para a Austrália, mesma rota que fiz no finalzinho de abril.
Vejam o vídeo acima (em inglês) ou a notícia da BBC Brasil aqui (em português).
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Hungry Jack's, o melhor

segunda-feira, 1 de junho de 2009
Quanto custa ir para a Austrália?
Todo mundo quer saber. Eu também queria. E a minha resposta é não sei m(_ _)m
Não sei, porque depende de um monte de coisas. Depende da data, da escola, da cidade, da moradia, de onde você está e do que você quer fazer na Austrália.
Vai fazer turismo também? Só estudar? Vai trabalhar? Vai ficar 1 mês, 6 meses, 1 ano?
Por isso, pessoal, essa pergunta é tão difícil! Sorry!
Mas eu acho que posso ajudar um pouquinho sim. Minha dica é não achar que é caro, nem sair perguntando apenas para amigos e conhecidos.
Procure uma, aliás, várias agências de turismo. Pesquise na internet, entre nos sites das escolas - muitas têm versão em português - e lembre-se: é possível!

Para quem mora no Japão é muito mais fácil, sem dúvida. A passagem é mais barata, afinal são apenas 9 horas de vôo sem escala (Tóquio-Gold Coast), e o custo de vida na Austrália é mais baixo do que o daqui.
Soube de brasileiros que passaram 3 ou até 4 anos no Brasil juntando dinheiro para ficar 1 ano lá. Como a minha viagem foi de apenas um mês e eu moro no Japão, o esforço foi beeem menor.
Dicas de agências? Conheço duas especializadas em viagem para a terra dos cangurus: Australia Go e Ozzy. E, ontem, soube de mais uma no programa Vai pra Onde?, do Multishow: Information Planet, que dá cursos para quem pretende trabalhar lá.
Boa sorte, pessoal!
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Excesso de peso...
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Q1, o prédio residencial mais alto do mundo

Adorei a dica do leitor Akihiro!
O Q1, prédio residencial mais alto do mundo, é realmente muito legal!
Ele fica em Surfers Paradise, o bairro mais badalado de Gold Coast. Tem um observatório no 77 andar, com cafe/barzinho e tudo mais.
Para chegar até lá, apenas 43 segundos de elevador!
A vista é maravilhosa! Até num dia chuvoso, como o que eu fui, estava tudo lindo!
Com minha carteirinha de estudante, paguei 13,50 dólares australianos. O preço integral é 19 dólares e as crianças também têm desconto.
O capuccino e o bolo de chocolate custaram mais do que isso mas estavam deliciosos!
É um passeio que eu também recomendo.
No site oficial, dá para se ter uma idéia de como é. Confiram aqui.
ps: o Q1 é o prédio mais alto do mundo, mas fica na 20 posição do ranking geral.
Katy Perry na Austrália

quarta-feira, 20 de maio de 2009
Praia, cinema e chuva!

Uns amigos brasileiros viram até golfinho lá! Ai que inveja, eu não vi : (
O pôr-do-sol também é lindo e tem um mirante perfeito para ver a praia inteira e o dia terminando.
2 - Terça-feira é dia de cinema! Aliás, é o dia mais barato: 9,50 dólares australianos. Eu, o Akira e um amigo fomos, ontem, ver Ghosts of Girlfriends Past.
O filme é ruinzinho, mas não tínhamos muitas opções e o objetivo era, simplesmente, ir ao cinema :p
Foi a primeira vez que assisti a um filme, em inglês, sem legenda na telona!
3 - Chuva, chuva, chuva!
São 10h da manhã e estou em casa esperando a chuva dar uma trégua para eu ir à escola. Detalhe: minha aula começa às 8h30 : (
Tá o maior toró e quase caí dura quando vi a previsão do tempo. Vai ser "heavy rain" o dia inteiro, amanhã e sexta-feira também!
sábado, 16 de maio de 2009
Amei Brisbane!


sexta-feira, 15 de maio de 2009
Donuts, donuts, donuts!


terça-feira, 12 de maio de 2009
Jantar de aniversário
Eu e o gatinho fomos comer carne de canguru e acabamos comendo ema também. Mas no final das contas, o prato principal foi lagosta!
Eu achei a carne de ema ruim e a de canguru mais ou menos. O gatinho achou o contrário. Disse que canguru é horrível e que ema nem tanto :p
Mas concordamos que a carne de vaca é mil vezes melhor! Ah, e que a lagosta estava deliciosa!
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Flatemates x hostfamily


domingo, 10 de maio de 2009
Coalas e cangurus

Domingo passado fui ao Currumbin Wildlife Sanctuary e matei a minha vontade de ver coalas e cangurus.
Os coalas são fofíssimos mesmo! E podemos tirar foto com um deles no colo, se pagarmos 16.50 dólares australianos.
Os cangurus não são assustadores como eu imaginava. Pelo menos os que estavam lá, eram super dóceis.

Detalhe: a foto oficial com o coala é outra. Está em papel e não tenho como escaneá-la agora. A foto do blog é a que uma amiga tirou, dos bastidores.
domingo, 3 de maio de 2009
Choque cultural?
Confiram a íntegra:
Karina we are havg dinner at my mums at 5.30. U are invited but if u wont be hm til afta tht ther is fish and salad here.
Eu poderia voltar correndo para casa e chegar a tempo de ir com ela, mas não senti firmeza no convite. O gatinho disse que eu deveria ter ido, mas eu acho que o convite foi daqueles "só por educação".
Tô louca? Tô certa? Ou, simplesmente, esse é o jeito neozelandês/australiano de convidar? O que vocês acham?
By the way, ela acabou de chegar com o irmão, a cunhada e a sobrinha. E o irmão deu D-O-I-S arrotos (eca! odeio!) em menos de 10 minutos!
sábado, 2 de maio de 2009
Havaianas Aussie

sexta-feira, 1 de maio de 2009
Share house x Homestay

Mas mudei de idéia!
Vou passar apenas mais uma semana com a família da Gina e na sexta, dia 8, me mudo para a casa de uma japonesa e um australiano. Com o gatinho!
Passamos a semana inteira procurando uma share house e, finalmente, encontramos este casal super simpático, que mora onde o gatinho queria: perto da praia e da escola dele. Nem precisa pegar ônibus.
Até então, só ele iria se mudar - já que estava odiando o tal do homestay. Depois, vi que seria uma boa opção para mim também.
Na casa da Gina, tenho conforto e jantares deliciosos. Por outro lado, não me sinto tão bem-vinda quanto eu gostaria. Ela é super simpática e atenciosa. O gato e o cachorro também! Já as filhas... Nem TV, eu vejo aqui. Que vantagem tem um homestay desse, tão sem graça?
Na share house, acredito que vai ser mais divertido. A japonesa é super fofa e o marido australiano dela também. Eles conversam só em inglês, já que o rapaz não fala japonês. E ainda vou ficar junto com o meu gatinho todos os dias (^0^)/
A partir do dia 8, vou poder ir à praia a pé (isso se o tempo não esfriar de vez, pois está ameaçando), gastar 15 minutos para chegar à escola, ao invés de 30, e ter várias opções de ônibus. Na casa da Gina, só passa um ônibus e já tive de esperar 1 hora por ele!
Detalhe: vou perder 210 dólares australianos (ou 154 dólares americanos), porque é preciso avisar sobre a saída com 2 semanas de antecedência. Resolvi sair 1 semana depois do aviso (que foi hoje!) e receber de volta o dinheiro de apenas 1 semana.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Ultimas noticias
Meu nivel? Upper intermediate! Que maravilha (^o^)/
Os colegas de classe? Alguns coreanos, um bando de japoneses, um brasileiro e uma eslovena (quem nasceu na Eslovenia eh o que mesmo??)
A escola? Depois eu conto :p
2 - Comida: ateh domingo, eu achava que ia morrer de fome aqui. E ja estava pensando no lado positivo, que seria emagrecer. Pois, acreditam que agora estou morrendo eh de tanto comer? E ja engordei! Deu segunda-feira e descobri que a familia da Gina come sim. E muito! E o jantar eh sempre delicioso. Depois conto os detalhes.
3 - Choque cultural: os brasileiros nao devem ter reparado, mas para quem mora no Japao, a Australia eh muito diferente. Os onibus atrasam! O povo atende o celular dentro do onibus! Os alunos entram e saem da sala de aula quando quiserem!
4 - Aluguei um celular! Uhu! Ateh entao, eu era a unica cidada/turista/estudante do pais sem um mobile!
5 - Depois de procurar muito e visitar algumas, o Akira encontrou uma share house. Ele vai deixar o homestay e morar com um australiano e uma japonesa.
Ops, sao 8h29. Minha aula ja vai comecar.
See ya!
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Nao tive aula :(
O jeito foi fazer uma caminhada basica na praia - a lerda aqui deixou o biquini em casa - e depois dar uma volta pelo paraiso dos surfistas.
Comprei uma revista em ingles - de fofoca de celebridade, claro - e achei um restaurante brasileiro: Os Benditos Brasileiros.
Comi uma coxinha la, depois levei o Akira para almocarmos arroz com feijao e frango empanado.
Agora, to usando um dos computadores da escola dele, enquanto ele estuda.
Xii, a aula do gatinho acabou!
See you!
domingo, 26 de abril de 2009
Japanese only!

sábado, 25 de abril de 2009
Paraiso dos Surfistas

Vou de onibus ou de Audi

Ainda nao vi trem por aqui. Sei que ele existe, mas o meio de transporte publico mais usado eh o onibus. Ja peguei uns 10!
Primeiro, a Gina me levou ate a rua da minha escola (as aulas comecam na segunda), so para eu conhecer o caminho e saber onde descer do onibus. Fomos no Audi dela. Que chique!
Depois, passei a me virar sozinha e, claro, ja cometi uma gafe. Andar de onibus aqui nao eh tao simples como no Japao. Eh dificil como no Brasil!
No Japao, os pontos de onibus tem nome e alem de ter um painel eletronico mostrando qual serah a proxima parada, tem uma mocinha que fala o que estah escrito la. Ou seja, so eh dificil para quem nao le, nem fala japones.
Aqui, mesmo quem fala ingles passa aperto nos primeiros passeios. A gente tem de gravar a "cara" do ponto. De dia, tudo bem, mas a noite, oh ceus! Eh muito dificil! A iluminacao fora do centro eh bem fraquinha (serah que os australianos precisam economizar luz tambem?) e reconhecer as ruas e os pontos de onibus nao eh brincadeira (@_@)
Eu dei sinal beeeem antes do ponto onde eu queria descer. E so percebi quando ja estava na porta. Daih, resolvi confirmar com o motorista e ele disse: "esse bairro ainda esta longe!"
Super simpatico - nao perguntei a nacionalidade dele, mas tudo indica que eh estrangeiro; talvez indonesiano - ele quis saber em qual rua eu iria. O motorista nao conhecia a tal rua, daih pegou aquele radinho do onibus e entrou em contato com a central para saber onde eu deveria descer.
Talvez isso nao seja uma gafe, mas passei a maior vergonha porque todos os passageiros ouviram nao so a nossa conversa, mas tambem a conversa do motorista com a mocinha da central. Todo mundo ficou sabendo que eu havia acabado de chegar, que estava perdida e ainda o nome da rua onde "moro".
Mas o importante eh que cheguei sa e salva! E o simpaticissimo motorista ainda me deu umas dicas para nao errar mais. Adorei!
ps: por enquanto, as fotos publicadas aqui sao do Mr. Google. Ja tirei varias, mas ainda nao encontrei um jeito de usar meu laptop (to usando o da casa), muito menos de baixar as fotos da minha camera.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
ps
Ela estah preparando um macarrao no microondas para mim. Que alegria!
Depois de comer, vou dar uma deitadinha ateh a Gina voltar as 2h da tarde - ela foi almocar com uma amiga - e me levar perto da escola do gatinho.
ps: serah que elas ouviram o ronco da minha barriga?
Cheguei (^o^)/

Estou usando o computador da minha nova familia. Sao 10h19 e estou morrendo de fome, mas a anfitria perguntou apenas se eu queria tomar um cha ou um cafe. Daih tomei agua mesmo. Na verdade, eu queria era um cafe da manha caprichado :p
Mas homestay eh assim mesmo. Uma aventura! E temos de nos preparar para tudo. Estou animadissima e se por acaso faltar comida aqui, eu como no Mac uai! Ou em qualquer outro lugar.
Queria publicar uma foto da casa no blog, mas acho chato ja chegar tirando fotos. Aguentem mais uns dias please. Detalhe: nao eh uma casa, eh uma mansao! Quase desmaiei quando vi! So de chegar ao bairro ja deu para sentir que se tratava de gente chique!
Eh um bairro daqueles com ruas super largas e casas, so casas. Todas lindas e grandes. Jardins maravilhosos, piscina e tudo mais. A familia eh neozelandeza e, ao inves de um casal com dois filhos, descobri que sao tres filhAs. Ou seja, entreguei so a caixa de bombons e fiz de conta que nao trouxe os chaveirinhos.
Pensei que Forrest fosse nome de homem, por isso comprei um chaveiro de ninja para "ele". Eh a caculinha da familia. Ainda nao a conheci, porque ela estah na escola.
A Gina - que nao ouso chamar de mae, pois ela tem 41 anos e eu 31! - me levou para conhecer o caminho ateh o ponto de onibus. Fomos com o cachorro. Daqui a pouco vou voltar la e me aventurar pela cidade. As 3h da tarde, vou encontrar com o gatinho, em frente a escola dele.
E por falar em gatinho, a familia tambem tem um gato. Ateh entao, eu so sabia do cachorro.
Tambem to morrendo de vontade de tomar banho, mas voces ja sabem ne: eh so um banho de 4 minutos por dia, portanto, resolvi guarda-lo para a noite.
A Gina nao tocou nesse assunto, entao, perguntei: "ouvi falar que temos que controlar o tempo do banho..." E ela confirmou. Eh isso mesmo, sao 4 minutos e dentro do box tem uma especie de ampulheta! Adorei! Ja estava pensando como eu ia marcar o tempo!
O melhor de tudo eh que ela avisou: "nao precisa ser 4 minutos em ponto. Se passar um pouco (1 minuto), tudo bem. As meninas vivem extrapolando e eu tenho que ficar batendo na porta do banheiro".
Agora o que estah me preocupando eh essa casa enooooooorme, sem empregada domestica! E a Gina ainda disse que as filhas sao preguicosas. Ou seja, quem vai limpar a casa sou eu?? Caih na besteira de oferecer ajuda e ela respondeu na hora: "vou precisar de ajuda sim"!
Depois conto mais. Temos um mes pela frente! Nao preciso escrever tudo agora ne?
Beijos, pessoal!
(ai que fome!)
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Menor que São Paulo!

segunda-feira, 20 de abril de 2009
É preciso declarar (na Alfândega)...

Declare or beware
Some products may require treatment to make them safe. Other items that pose pest and disease risks will be seized and destroyed by AQIS. You can dispose of high-risk items in quarantine bins in the airport terminal.
If you’re not sure, ask an AQIS officer.
The following is not a complete list of items that you must declare on arrival. In many cases, items you declare will be returned to you after inspection. Some may be allowed in if accompanied by an Import Permit (issued by AQIS prior to arrival), or with treatment in Australia to make them safe (fees and charges apply). Alternatively, you can drop them in quarantine bins at the airport.
Food commercially prepared, cooked and raw food and ingredients
dried fruit and vegetables*
instant noodles and rice*

packaged meals*
herbs and spices*
herbal and traditional medicines, remedies, tonics and herbal teas*
snack foods*
biscuits, cakes and confectionery*
black tea, coffee and other beverages
infant formula (must be accompanying a child)
airline food/snacks.
Dairy and egg products
dairy products (fresh and powdered) including milk, cheese and ‘non-dairy’ creamers
cheese – must be commercially prepared and packaged and originate from countries free from foot and mouth disease
airline food containing dairy including milk, yoghurt and sandwiches containing cheese
all whole, dried and powdered eggs, and egg products that contain more than 10 per cent egg as an ingredient, such as mayonnaise
homemade egg products including noodles and pasta that are not commercially manufactured.
all uncanned meat including fresh, dried, frozen, cooked, smoked, salted or preserved - from all animal species
sausages, salami and sliced meats
airline food including sandwiches containing meat
fish and other seafood products*
pet food – including canned products and rawhide chews
rawhide articles and handicrafts including drums.
cereal grains, popping corn, raw nuts, pine cones, birdseed, unidentified seeds, some commercially packaged seeds, and ornaments including seeds.
all fresh and frozen fruit and vegetables.
all mammals, birds, birds’ eggs and nests, fish, reptiles, amphibians and insects
feathers, bones, horns, tusks, wool and animal hair
skins, hides and furs
stuffed animals and birds (taxidermy certificate required - some may be prohibited under endangered species laws)
shells and coral (including jewellery and souvenirs)
bee products including honey,* beeswax and honeycomb
used animal equipment including veterinary equipment and medicines, shearing or meat trade tools, saddlery and tack and animal or bird cages.
biological specimens including tissue culture*
craft and hobby lines made from animal or plant material
used sporting and camping equipment including tents, footwear, hiking boots, golf equipment and bicycles (need to be checked to ensure they are clean and free from soil contamination)
used freshwater watercraft or fishing equipment including rods and nets, waders, kayaks, paddles and life jackets.
all potted/bare rooted plants, cuttings, roots, bulbs, corms, stems and other viable plant material
banana products including food (fresh and dried) and souvenirs made with banana plant material
souvenirs made with or filled with straw, including Thai cushions
wooden articles and carvings including painted or lacquered items
items that include bark
artefacts, handicrafts and souvenirs made from plant material
mats, bags and other items made from plant material, palm fronds or leaves
straw products and packaging*
bamboo, cane or rattan basket ware and furnishings
potpourri* and coconut shells
Christmas decorations, wreaths and ornaments
dried flowers and arrangements
fresh flowers and leis.
*Special import conditions may apply - check import conditions on ICON
More detailed items can be found on the 'Frequently Asked Questions page'
Used freshwater watercraft, sporting or fishing equipment
There is a significant risk that the freshwater alga, Didymo could enter, establish and spread in Australia on used watercraft, sporting or fishing equipment.
If you are planning to bring fishing rods and nets, waders, kayaks, paddles, life jackets or any other recreational freshwater equipment into Australia, you should:
make sure all equipment is thoroughly cleaned and dry - not wet or damp, and
present all equipment (clean and unclean) to an AQIS officer for inspection when you arrive.
AQIS officers may send the equipment for treatment to make sure it is safe.
Import conditions for 'freshwater' commodities may apply - check import conditions on ICON search for 'fresh water'.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
4 minutos de banho por dia
Ele deixou o Japão ontem à noite, rumo à Austrália. Desembarcou em Brisbane e pegou um ônibus até Gold Coast. Comprou a passagem em cima da hora, por isso não achou vôo direto. Nem parece japonês!
Na semana que vem, será a minha vez. Também vou estudar inglês na terra dos cangurus - e dos surfistas! Eu volto ao Japão, depois de 30 dias. Já o gatinho tem planos de ficar 6 meses por lá. Vou morrer de saudade, mas fico feliz por ele. Juro!

Não sei mais detalhes, estou esperando outros e-mails do gatinho. Mas fiquei preocupada, torcendo para que ele não fique chateado nem desanimado com a viagem. Expliquei: homestay é assim mesmo, uma caixinha de surpresas! E como é barato, não dá para esperar serviço de primeira.
Minha maior preocupação é o banho. Soube só hoje que o povo australiano precisa economizar água pra valer. O banho tem de ser de 4 minutos! E apenas 1 por dia. Não sei se vou conseguir lavar os cabelos direito, nem como vou depilar as pernas!
Tô pensando em negociar com a dona da casa pelo menos 10 minutos de banho. Ou vou ter de sair à procura de um chuveiro público. Se não encontrar, o jeito vai ser passar 1 mês tomando banho de gato (@_@)